domingo, 8 de maio de 2016

Notoriedade vs Imagem

Embora distintos, os termos notoriedade e imagem são, muitas vezes, utilizados para designar a mesma coisa. Nas pequenas e médias empresas, nem sempre dotadas de colaboradores com conhecimentos de marketing, confundir os dois conceitos pode ser problemático.

Em termos genéricos, notoriedade refere-se à capacidade da marca para ultrapassar a indiferença por parte do mercado. Tem que ver com o volume de informação que os consumidores detêm, e pode ser dividida em dois sub-conceitos: notoriedade espontânea e notoriedade assistida.

Por sua vez, a imagem está relacionada com as associações que os indivíduos fazem em relação à marca. Estas associações podem ser positivas ou negativas, ao contrário do que acontece com a notoriedade, que só pode ser elevada ou reduzida.

Não compreender a diferença entre os dois conceitos pode fazer com que organizações não adoptem a estratégia adequada. As marcas podem ser conhecidas por razões menos boas, e isso não é bem o que se pretende. Quando isto acontece, estamos perante casos de marcas com notoriedade, mas imagem negativa.

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